A Pré-Campanha Eleitoral já começou! Veja como garantir o sucesso da sua campanha eleitoral online em 2018.

No marketing político digital é fundamental que se use todo o período que antecede as eleições para fazer a construção da imagem do político. Dessa forma, os eleitores chegarão na reta final da campanha eleitoral online mais dispostos a votarem no candidato.

Pensando nisso, reunimos toda expertise da nossa equipe de Digital Experts para ajudá-lo a planejar e colocar em prática a sua pré campanha eleitoral online.

Os passos abaixo são de extrema importância para o início de uma pré campanha eleitoral online de maneira profissional:

  • Amplificar a imagem do candidato no Google e redes sociais
  • Criar oportunidades para captar informações de eleitores
  • Defender posicionamento e ataques de adversários e opositores
  • Manter um diálogo com o público-alvo até o dia da votação

Para realização dos passos acima, nossa equipe de Digital Experts recomenda a adoção das seguintes estratégias:

1 – Estudo da situação atual

A primeira tarefa é realizar um levantamento da atual situação dos canais digitais do candidato. Paralelamente, deve-se analisar os pontos fortes e fracos da imagem do candidato e dos seus principais concorrentes.

2 – Planejamento de conteúdo e definição do público-alvo

Um dos maiores problemas dos candidatos é não saber exatamente o que expor. Poucos conhecem as reais necessidades ou desejos do seu possível eleitor. Assim, torna-se essencial a elaboração de um planejamento de conteúdo que compreenda todo o período de pré campanha eleitoral online. Para isso, é preciso considerar as seguintes questões:

  • Qual o maior interesse do eleitor da região?
  • Como apresentar os pontos fortes do candidato de uma forma mais inteligente e influente?
  • Quais as mudanças que o eleitor espera?

3 – Desenvolvimento e alimentação de site/blog

Após definir o conteúdo e o público alvo, precisa-se de uma plataforma para gerenciar todas as informações. O site é a base mais importante na internet. Toda a campanha de marketing digital eleitoral deverá começar por esse canal, que deverá ser atualizado conforme o planejamento de conteúdo já realizado. As informações disponibilizadas na plataforma serão utilizadas por toda a equipe de comunicação e marketing do candidato, além de servirem de consulta para a população. Confira as vantagens do site na sua pré campanha eleitoral online:

  • Um formato fácil e rápido de expor ideias, projetos, ações
  • Permite receber comentários e respondê-los
  • O conteúdo será compartilhado nas principais redes sociais
  • Melhor canal para cadastrar eleitores e simpatizantes (obtenção de leads)
  • Permite fazer pesquisas e muito mais

4 – Alimentar as Redes Sociais

Nas redes sociais, a interatividade acontece muito rápida. Criar e alimentar esses canais é parte integrante da estratégia de campanha eleitoral online. Nesse ponto, é importante adotar as seguintes ações:

  • Participar de grupos segmentados e descobrir novos públicos
  • Publicar texto, imagem e vídeo
  • Usar as ferramentas de publicidade (Facebook Ads) para alcançar eleitores em qualquer cidade do Brasil e de maneira abrangente ou segmentada (idade, gênero, interesses, renda)

5 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima forma de disseminar informações, atrair e criar relacionamentos com a base de contatos construída. Dentro dos principais objetivos do e-mail marketing podemos mencionar a atratividade de um maior tráfego para o site.

6 – Marketing de guerrilha

Como forma de ampliar a propagação do conteúdo produzido e ressaltar a imagem positiva do candidato, é importante contar com uma equipe focada no compartilhamento do material em grupos nas redes sociais, assim como em blogs, sites e em outros canais na internet.

Paralelamente, deve-se realizar o trabalho de monitoramento web e intervenção. Essa atividade consiste na captação, por meio de ferramentas técnicas específicas, de menções do nome do candidato. Dessa forma, caso seja divulgada uma menção negativa, em qualquer lugar na internet, uma equipe deve estar preparada para combatê-la divulgando as verdades ou justificativas sobre o fato.

Curtiu as dicas preparadas pela nossa equipe de Digital Experts? Agora é só colocar em prática e garantir o sucesso da sua campanha eleitoral online.  Caso queira, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.